21/07/2015

Robert entrevista Jamie Bell Para a revista Interview


Robert entrevista Jamie Bell para a última edição da revista Interview. Aqui está o artigo completo! É uma grande e divertida entrevista :)

Quando tinha apenas 13 anos, Jamie Bell teve seu grande momento de fama com o seu papel de estréia em Billy Elliot (2000), o jovem dançarino do nordeste da Inglaterra não tinha ideia do que estava por vir. [...] Este mês, Bell de 29 anos, está interpretando o super-herói Coisa no novo filme do Quarteto Fantástico. Mas, como ele diz ao seu amigo e companheiro do ex-patriarcado Inglês, Robert Pattinson, ligar os pontos espalhados da toda a carreira de Bell em Hollywood, nem sempre foi claro.

Jamie: Como você esta, companheiro?
Pattinson: Eu estou bem. Passei o dia me preparando para esta entrevista.
Jamie: Eu espero bem Charlie Rose. [ambos riem]

Pattinson: Não vamos falar sobre algum dos teus trabalhos. Vamos falar apenas sobre a sua vida pessoal. Seu uso de crack. Quem é você porra? Ok? Qual é a sua lembrança mais antiga?
Jamie: Essa é uma boa pergunta. Eu não tenho uma. A minha memória de quando eu era criança é vaga para c*cete. Lembro-me de ter um Batmóvel. Era uma réplica dos filmes de Tim Burton, e tinha um ateador de fogo com mísseis amarelas. Lembro-me que não havia muito sol no nordeste da Inglaterra. Então, houve um dia histórico em que, aparentemente, estaca ensolarado, e a minha mãe estava lá fora numa cadeira de praia ou algo assim. Lembro-me de disparar o míssil e bater no pé. É disso que me lembro. Eu nem sei quantos anos tinha. Depois disso, foi basicamente na barra de balé; tudo o resto, eu estou vestindo calças. Lembro-me de brincar na casa da minha avó. A minha irmã estava sempre na aula de dança e outras coisas, então eu era deixado com a minha avó, escolhendo legumes. O meu avô faz vinho, então eu provava o vinho ocasionalmente, quando ninguém estava vendo.

Pattinson: Você estava realizando? Você era um garoto de drama?
Jamie: Uma vez que eu comecei a dançar, quando eu tinha 6 anos, tudo isso se abriu para mim, eu acho. Eu fiz parte de série de jogos da escola. Eu fiz pantomimas locais em Billingham e em Middlesbrough. Para mim, foi surpreendente. Depois disso, eu fui para o National Youth Music Theatre. Há uma canção em Pinocchio, [1940], "é uma vida de ator para mim." Eu não tinha ideia do que a música significava; Eu só me lembro da melodia da música e de ter pensado: "Ah, isto é uma boa música, merda. Eu não sei o que é um ator." Então eu descobri o que era um ator. Eu estava tipo, "Oh, espera! Você começa a ser outra pessoa o tempo todo." Isso era intrigante. Mas, sim, eu era um pirralho no teatro como um miúdo. Eu sabia todas as palavras para Les Mis e toda essa merda.

Pattinson: Você sentiu que Billy Elliot era um grande filme quando estava filmando?
Jamie: Ele fez por mim, porque foi o meu primeiro. Eu não tinha referências. Ele foi o circo que chega à cidade, e uma centena de membros da tripulação que estão na rua, a olham para você fazer alguma coisa. Mas eu acho que para todos os outros, para os produtores e outras coisas, ele era uma espécie de mini-filme que eles não esperavam muito. Agora que eu olho para trás, foi realmente um pequeno filme, muito contido. Então, o que aconteceu depois foi uma loucura. Ele mudou tudo.

Pattinson: Quando você mudou para a América?
Jamie: Eu comecei a vir aqui por volta dos meus 17, 18 anos. Eu fiz Billy Elliot, e então tive que terminar a escola, e então estava tudo andando tão rápido que, quando voltei, toda as pessoas tinham se esquecido completamente do que eu tinha feito ou quem eu era. Obviamente, eu tinha mudado também. Eu já não tinha 13 anos. Eu estava presente, um pequeno adolescente, sentando-se no escritório do exec. Era como, "Quem é este rapaz?" [risos] "Por que ele está no meu escritório?"

Pattinson: Você era um ator mirim, mas parecias ter uma ideia incrivelmente específica dos roteiros que queria fazer. Ao olhar para a cronologia dos seus filmes, eles são todos roteiros muito interessantes. Eles são filmes que eu estaria optando por assistir agora, como ''Dear Wendy'' [2005]. Qual foi o teu processo de pensamento na escolha desses roteiros depois de Billy Elliot?
Jamie: Eu não tinha nenhum processo de pensamento. Eu só tinha pessoas, sábios representantes, que tinham um gosto melhor em relação ao que eu fiz. [Risos] Eu tive o mesmo gerente durante 16 anos. E depois, tive o mesmo agente durante 15 anos. Eles sempre tiveram bom gosto, campo ligeiramente à esquerda, menos main stream, em relação a cineastas especificamente. Eu era uma criança. Eu realmente não sabia o que era Thomas Vinterberg. Eu não sabia o que era Lars von Trier. Eu não sabia nada sobre o movimento Dogma 95. Todas essas novas pessoas a quem eu tinha sido apresentado, abriu realmente uma visão mais ampla do que é o cinema. Em meados e no final da minha adolescência, quando terminei a escola, comecei a assistir todos esses filmes e ficava, "Oh, uau." Eu tenho pensado em Terrence Malick e diretores que andaram um pouco mais lentamente e concentrado em coisas diferentes. Acho que tenho muito mais apreço por dirigir filmes globais contra uma prestação ou um ator. O teu corpo de trabalho é mais interessante. É difícil definir alguém por um filme. Quero dizer, infelizmente, toda a minha vida foi basicamente feita por Billy Elliot. Era uma espécie de criado por aquele momento catalítico.

Pattinson: Você vê a sua carreira quando olha para trás, os filmes que você fez?
Jamie: Não realmente. Alguém descreveu a minha carreira no cinema como uma máquina de pinball. [ambos riem] Eles estavam tipo, "Oh, fizeste Tintin. O que fez depois disso? Você foi para Nymphomaniac. Isso faz sentido! Você fez um trabalho em uma adaptação de um romance de Irvine Welsh, fodendo meninas e dando tapas." Tentar encontrar a continuidade é complicado. Outro ator falou isto para mim num filme há alguns anos atrás. Ele disse: "Está sempre interpretando órfãos. Acho que nunca te vi interpretar um personagem que tem ambos os pais." É uma espécie de verdade. Eu leio sempre os scripts, e é como, "Um personagem olha para uma foto de sua mãe morta." Eu fico tipo, "Oh, mãe morta-lá vai você!" Eu fico sempre surpreendido quando percebo que consegui continuar a trabalhar nisto. Mas é estranho. É uma coleção ímpar de trabalhos, não é?

Pattinson: Eu não sei se diria que é um órfão Coisa, mas se fosse descrever o seu animal interior diria que seria um cordeiro muito excitável. [ambos riem] Ou uma pequena cabra bebê. Está furiosamente batido pelo agricultor, mas apenas continua correndo de volta. Vamos para Fantastic Four, a grande coisa sobre a coisa é que você não tem que lembrar o nome do seu personagem ou o nome do filme.
Jamie: Isso é verdade. Mas você sabe, ele tem um nome, Rob. O seu nome é Ben Grimm. O outro benefício é que tu não vai ver o meu rosto em tudo.

Pattinson: Não vou ver?
Jamie: Oh não, você vai. Ele é um ser humano antes de se transformar em Coisa. Mas certamente há algo sobre o anonimato do personagem que é uma espécie intrigante. Eu gosto disso. Eu acho que o seu anonimato foi um pouco prejudicado. [ambos riem]

Pattinson: Mas, por qualquer razão, nunca vamos ver o teu rosto novamente?
Jamie: Há potencial. Há coisas nas histórias em quadrinhos onde o personagem de Miles Teller, Reed Richards, desenvolvem a tecnologia de onde ele pode ser alterado novamente. A minha pergunta, para cineastas e audiências em todo o mundo, é: O que eles querem com isso? É improvável. Mas é possível.

Pattinson: Tem mesmo de se transformar no set? Ou é totalmente animado?
Jamie: Oh, não, eu tenho que fazer em conjunto. Nós usamos a captura de performance, que é a mesma tecnologia de que Andy Serkis foi pioneiro no uso de criar personagens como Gollum, ou Caesar de ''O Planeta dos Macacos'' ou ''King Kong''. Eu trabalhei com Andy desde que fizemos Tintin juntos, então eu vi como ele está realmente aproveitando essa tecnologia e é usada para a sua vantagem para criar esses personagens duradouros. Quero dizer, eu consideraria Gollum para ser um pedaço de história do cinema na cultura popular, os personagens da mesma maneira que são em Star Wars.. Depois da minha experiência de vê-lo trabalhar em Tintin e King Kong, eu realmente vi como ele poderia mergulhar nesses personagens. Eu estava realmente animado com a ideia de usar a mesma tecnologia e chegar a um personagem que poderia ter uma impressão duradoura, em que uma audiência pode se concentrar.

Pattinson: Tem um trabalho de que mais se orgulha?
Jamie: Não. Eu realmente não gosto de ver qualquer um dos meus trabalhos. Mas é útil, porque começa a ver os erros que acha que cometeu e que escolhas não deram certo da forma que queria. Mas, ao mesmo tempo, é uma experiência tão dolorosa porque é final. Não podes fazer nada sobre isso. Assim, o processo de revisão torna-se inútil. Para me sentar numa sessão, você quase tem que me pregar à merda do chão. Eu nunca quero ver nada. Estou orgulhoso de ainda estar trabalhando. Mas não há uma coisa que eu posso colocar no dedo e dizer: "Esta é a minha maior conquista. Este é o meu momento de maior orgulho." Isto é tão complicado para mim.

Pattinson: Que trabalho foi o mais gratificante de fazer?
Jamie: Eu gostei do tempo em que trabalhei com o David Gordon Green [em Undertow, 2004]. Ele foi ótimo porque a sua abordagem em dirigir e o relacionamento com os atores era muito diferente do que eu tinha já tinha feito. O processo de fazer foi muito divertido e experimental. E foi a primeira vez que eu estava interpretando um americano. Eu tive que fazer um sotaque para encarnar um personagem do Sul. Foi divertido. Que me sentia gratificante e satisfatório. Mas, você sabe, foi há mais de 10 f*didos anos.

Pattinson: E desde então, zilch.
Jamie: [risos] Eu sempre me diverti! Eu trabalho duramente para c*cete. Sempre que eu estou no set, eu quero sempre fazer o meu melhor. Eu ponho sempre tudo nele. Eu realmente aprecio o processo. E quando ele sai, eu estou sempre assim: "Oh, Deus." Eu fico tão cético de repente.

Pattinson: Qual é o melhor conselho que alguém já te deu?
Jamie: Provavelmente sempre ser você mesmo. Sou sempre um Jamie bastante desavergonhado. Eu acho que definitivamente ajudou muito em termos de sanidade, não em termos de carreira, apenas em termos de manter a sua cabeça no lugar, especialmente quando começa muito jovem. Perguntam-me muito em entrevistas, "Como é que não está...?"

Pattinson: Maluco?
Jamie: "Na reabilitação ou qualquer coisa" Eu provavelmente deveria estar. As armadilhas de atores mirins... Ele foi perfurado em mim quando eu era criança: "Você tem que ser você, e você deve ser a melhor versão de si mesmo" Eu acho que é um mantra, eu sempre disse a mim mesmo é: "Não importa quantas vezes alguém te lançar a bola, se você balançar a cada vez, eventualmente um deles te derrubar." Ser você mesmo e ter persistência são duas coisas que se tornaram meus mantras diários.

Pattinson: Porque você acha que não está louco? [Ambos riem] Quero dizer, você é um pouco. É uma característica estranha que os atores não têm, mas a maioria deles não tem muita humildade. Eu acho que és uma das pessoas mais humildes que eu já conheci. É incomum.
Jamie: Eu não sei. Penso que os meus demônios, são meus demônios, e temos todos eles, e nós trabalhamos em cima deles. Mas, eu estou sempre impressionado com as pessoas. Fico impressionado ao ver que as pessoas não são tão loucas quanto eu esperava que fossem, ou mais aterradas, ou mais humanas do que eu previa. Sou constantemente surpreendido por pessoas. Quando você vê pessoas que poderiam facilmente ser um pau ou cheias de si ou não dão o seu tempo ou a sua atenção ou o que quer que seja, eu lembro de ser humilde e ter humildade. Porque é uma grande característica. Isso me lembra que eu preciso de fazer o mesmo.

Pattinson: O cordeiro órfão, humilde e perdido: Jamie Bell.

Robert Pattinson é um ator britânico que poderá ser visto no próximo filme de Werner Herzon, ''Queen Of The Desert'', e em ''Life'' de Anton Corbijn.


Via | Via 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Se postar em anônimo, por favor, coloque nome e contato.

Clique na imagem e saiba mais sobre o projeto TwiCon Brasil